O Jornalismo e a sua adaptação ao meio multimidiático

O Jornalismo é multiplataforma

O Jornalismo é multiplataforma.

          O jornalista é o profissional das notícias, das informações. Com o advento da multimídia, a forma de comunicação integrada alterou as relações entre as massas periódicas e populares, e a largada para a segmentação foi dada.  O jornal impresso, deu então lugar a internet, a TV, a rádio e as redes sociais, e o tempo real se transferiu para o virtual.
           Por ser o principal veículo da comunicação, o jornal sempre foi elemento de confiança para o público. Desde os séculos passados, ele foi criado e distribuído para influenciar política e culturalmente a consciência da população. Assim, o seu potencial de caráter popular e comercial ganhou espaço no cenário mundial e, mais tarde, viria a se tornar o protagonista das transformações sociais, políticas e econômica do corpo social. Pela primeira vez, o jornal alcançava o seu auge na imprensa.
          Entretanto com a possibilidade de transmitir informação instantaneamente e em larga escala, iniciou-se, como consequência, a manutenção dos sistemas de comunicação, e a competitividade entre os meios aumentaram. Com a chegada da televisão e da rádio, a hegemonia dos jornais impressos enfraqueceu, mas resistiu a sua própria demolição. Foi a partir de 1950 que os principais canais de comunicação começaram a atuar juntos na atividade do jornalismo, propaganda e entretenimento.
          Ao passo que isso ocorria, os anos posteriores implicariam em um dos maiores problemas da imprensa mundial: a censura e a falta de liberdade de expressão no âmbito midiático. Ela era encontrada em países onde a ditadura endurecia as liberdades civil e democrática da população, e a ordem estabelecida era obedecer exclusiva e somente o Estado centralizador e autoritário. O “livre exercício da divulgação de informações”, contudo, ainda é herança de um espaço onde as liberdades ainda não atuam nos dias de hoje.
          Dando um salto na história, a década de 1980 foi marcada pela fundição do jornalismo   a uma nova e incipiente rede de computadores – a internet. Ela ganha forma somente durante a década de 1990, e começa a se estruturar como WebJornalismo. Além de sua instantaneidade, o Web Jornalismo se destaca pela participação e interatividade do leitor com a notícia e o conteúdo e, hoje vemos isso crescendo cada vez mais na revolução tecnológica a qual estamos empregados.
          De tal forma, o Jornalismo está ligado ao desenvolvimento de uma infraestrutura concisa para sustentá-la na multimídia e sua inovação no meio digital.
          E para refletirmos sobre tal, fiquemos com o depoimento de Giovana Nava, 20, jornalista do site Casa dos Focas, que nos apresenta como fazer  o verdadeiro  Jornalismo funcionar na atual fase da multimídia:  “[…]  O jornalismo online é uma plataforma multimídia. Mais do que uma simples “notícia”, esse meio necessita de “conteúdo”. Fotos, vídeos, infográficos e tabelas passam a ser obrigatórios no webjornalismo. Esses novos conceitos trazem mais entretenimento e leveza para as reportagens.”

ETEC JORNALISTA ROBERTO MARINHO

      Trabalho realizado no curso de Multimídia, Etec Jornalista Roberto Marinho sob a orientação do professor Danilo, Linguagem para Web.

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